http://liberdadeeconomica.com/home/2013/06/12/nova-bateria-de-ion-de-litio-pode-durar-mais-de-25-anos/
Recentemente um artigo ficou muito
famoso aqui no Liberdade Econômica por falava de um inventor Espanhol
que inventou uma lâmpada capaz de ficar acesa por mais de cem anos. Eles
estaria recebendo ameaças já que denunciava a Obsolescência Programada,
ou seja, o ato de fazer alguns produtos com uma péssima qualidade de
propósito para que estraguem mais rápido e a pessoa tenha que adquirir
um novo.
Veja o artigo aqui: Benito Muros – Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima
Em outro momento tivemos a notícia de
uma garota chamada Eesha Khare que inventou uma bateria que recarrega em
20 segundos e que aceitaria até 10 vezes mais ciclos de carga do que
uma bateria comum. Veja aqui: Eesha Khare inventa baterias que recarregam em 20 segundos
A notícia é de que alguns pesquisadores
alemães desenvolveram o mesmo projeto das baterias que duram mais e
estão se esforçando para colocar no mercado. Veja a notícia:
Fonte: Exame
Quantos anos dura uma bateria de carro elétrico? Essa é uma das perguntas mais levantadas por consumidores que têm interesse em comprar um carro elétrico ou híbrido.
Em geral, a resposta se aproxima de algo como um “depende das condições
de uso” e por “até 10 anos em média”. Durante evento anual da Sociedade
Americana de Química, em abril, os cientistas chegaram a cravar um
prazo ainda maior: de 5 a 20 anos. É possível ir além.
Pesquisadores alemães anunciaram a
criação de uma bateria que pode durar mais de 25 anos. Desenvolvida pelo
Centre for Solar Energy and Hydrogen Research Baden-Württemberg (ZSW,
na sigla em alemão), a bateria é capaz de manter até 85% de sua
capacidade após nada menos do que 10 mil ciclos completos de recarga.
De acordo com o estudo, publicado no
site oficial do ZSW, essa bateria tem uma densidade de 1,1 mil watts por
quilograma, cerca de quatro vezes o que possui as baterias
convencionais usadas atualmente.
Na ponta do lápis, um carro elétrico com
essas baterias poderia não só ser recarregado diariamente ao longo de
27,4 anos, mas também manteria um bom desempenho. Atualmente,
considera-se que a vida útil da bateria chega o fim quando ela perde 20%
de sua potência máxima.
Apesar de promissora, a tecnologia ainda
está em fase de laboratório. O passo seguinte, segundo os pesquisadores
e engenheiros da ZSW, é desenvolver protótipos maiores juntamente com
parceiros da indústria.
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