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quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nova bateria de íon de lítio pode durar mais de 25 anos

http://liberdadeeconomica.com/home/2013/06/12/nova-bateria-de-ion-de-litio-pode-durar-mais-de-25-anos/



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Recentemente um artigo ficou muito famoso aqui no Liberdade Econômica por falava de um inventor Espanhol que inventou uma lâmpada capaz de ficar acesa por mais de cem anos. Eles estaria recebendo ameaças já que denunciava a Obsolescência Programada, ou seja, o ato de fazer alguns produtos com uma péssima qualidade de propósito para que estraguem mais rápido e a pessoa tenha que adquirir um novo.
Em outro momento tivemos a notícia de uma garota chamada Eesha Khare que inventou uma bateria que recarrega em 20 segundos e que aceitaria até 10 vezes mais ciclos de carga do que uma bateria comum. Veja aqui: Eesha Khare inventa baterias que recarregam em 20 segundos
A notícia é de que alguns pesquisadores alemães desenvolveram o mesmo projeto das baterias que duram mais e estão se esforçando para colocar no mercado. Veja a notícia:
Fonte: Exame
Quantos anos dura uma bateria de carro elétrico? Essa é uma das perguntas mais levantadas por consumidores que têm interesse em comprar um carro elétrico ou híbrido. Em geral, a resposta se aproxima de algo como um “depende das condições de uso” e por “até 10 anos em média”. Durante evento anual da Sociedade Americana de Química, em abril, os cientistas chegaram a cravar um prazo ainda maior: de 5 a 20 anos. É possível ir além.
Pesquisadores alemães anunciaram a criação de uma bateria que pode durar mais de 25 anos. Desenvolvida pelo Centre for Solar Energy and Hydrogen Research Baden-Württemberg (ZSW, na sigla em alemão), a bateria é capaz de manter até 85% de sua capacidade após nada menos do que 10 mil ciclos completos de recarga.
De acordo com o estudo, publicado no site oficial do ZSW, essa bateria tem uma densidade de 1,1 mil watts por quilograma, cerca de quatro vezes o que possui as baterias convencionais usadas atualmente.
Na ponta do lápis, um carro elétrico com essas baterias poderia não só ser recarregado diariamente ao longo de 27,4 anos, mas também manteria um bom desempenho. Atualmente, considera-se que a vida útil da bateria chega o fim quando ela perde 20% de sua potência máxima.
Apesar de promissora, a tecnologia ainda está em fase de laboratório. O passo seguinte, segundo os pesquisadores e engenheiros da ZSW, é desenvolver protótipos maiores juntamente com parceiros da indústria.

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