Divinity Original Sin - The board game

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Paciência da incompetência

24 de novembro de 2009 às 16:05

O dicionário Aurélio define paciência como a virtude que faz suportar com resignação à maldade, as injúrias e as importunações. Enfim é a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.

Já incompetência o Aurélio define como a falta de competência, ausência de conhecimentos suficientes, inabilidade e ignorância.

Apesar de não ser abençoado com o dom da paciência, todos que me conhecem sabem disso, tenho plena consciência do valor e da importância que ela tem.

Mas em minha opinião tem limite, até o Dali Lhama teria dificuldade em manter-se paciente diante da incompetência explicita daquele funcionário fingindo não estar lhe vendo ou daquele atendendo com má vontade, parece que você é que depende dele e não ele de você que é o cliente. Ou de pessoas que insistem em fumar em lugares proibidos. Ou ainda do sujeito que se julga “muito esperto” furando a fila ou se dirigindo ao caixa reservado á idosos ou mesmo ao caixa rápido com o carrinho lotado de itens. Tolerar essas situações não é uma demonstração de paciência, e sim de submissão.

Submissão não tem relação alguma com paciência, mas com passividade. Quantas vezes confundimos passividade com paciência? Permitindo assim abusos e disseminação da incompetência alheia.

Todos somos incompetentes em alguma área, mas isso não nós dá o direito de ignorar o fato e martirizar as pessoas ao nosso redor.

Meu dilema é: Quanta paciência devemos ter com a incompetência alheia, ou mesma a nossa, antes de confrontá-la. Não estou promovendo a intransigência, mas o que fazer com aquela pessoa, ou nós, que mesmo depois de ser alertada “n” vezes sobre sua incompetência não toma atitude alguma sobre o fato.

Estou sem paciência com tantos profissionais e empresas medianas atuando no Brasil e no exterior.

Estou sem paciência com intervenção freqüente do Estado em mega-instituições como bancos, montadoras, estatais cabides de emprego que nem sei a função exata e tantas outras que sugam o sistema enquanto os verdadeiros empreendedores subsidiam estas ações através de uma carga tributaria injusta que limita o seu próprio crescimento.

Estou sem paciência de escutar as mesmas palavras, frases e lugares-comuns ditos pelos políticos, C.E.Os, diretores , atendentes de call centes , fornecedores , palestrantes e consultores técnicos vaidosos e prepotentes. Poucos dão explicações claras e sinceras sobre o mercado, clientes, recalls. A maioria enrola com palavras pomposas sem valor algum.

Estou sem paciência em assistir o mesmo apelo capitalista e sem criatividade das campanhas publicitárias que tem como alvo apenas o seu bolso. Das campanhas de marketing corporativas que seguem o ditado popular “que nada se cria, tudo se copia”, se resumem apenas a spans, folders coloridos e programas de fidelização que somente beneficiam a empresa, pois estão recheados de exceções.

Estou sem paciência com a conversa mole de vendedores incompetentes que não enxergam alem dos seus próprios umbigos e assim não conseguem identificar as necessidades do seu cliente que estão a um palmo do seu nariz. Que utilizam uma apresentação padrão dos seus produtos acreditando que irão convencer o cliente através dos shows pirotécnicos em seu datashow e notebook. De vendedores que não param de falar para ouvir.


Estou sem paciência com o excesso de informações dos produtos que informam tudo menos o que precisamos realmente saber. De empresas que acreditam que o sucesso passado garante o sucesso futuro e continuam com as mesmas praticas de gestão. As informações do passado apenas são importantes quando ajudam a entender o presente e transformar o futuro.

Estou sem paciência com a incompetência e falta de transparência da maioria dos gerentes que se comportam como “papagaios de pirata” da diretoria, não agregam nada em suas visitas á campo, alem de muitas vezes envergonhar a sua equipe, já que vivem prometendo o que não podem cumprir. Nas reuniões parecem ter prazer na cobrança que fazem onde todos estão errados menos ele.

Estou sem paciência com aqueles que não retornam as ligações, não respondem e-mails, são acometidos pela “síndrome da noiva”, pois sempre deixam os outros esperando, prometem o que não realizam e ainda assim vivem esperando que você os desculpe. Mas por outro lado quando fazem contato querem que estejamos inteiramente a sua disposição.

Estou sem paciência com celebridades e pseudo-celebridades que emitem opinião sobre assuntos que desconhecem realizando assim um desserviço social e educacional, pois infelizmente existem pessoas que acreditam nelas. Celebridades que mentem descaradamente quando anunciam produtos que não usam e nunca vão utilizar em troca de um polpudo cachê ou comissão.

Estou sem paciência com pessoas que tem marca de roupa, relógio, sapato, carro da moda e confundem isso com sucesso. Pessoas que tem dinheiro, mas não tem bom gosto. Acham-se bem sucedidas na área que atuam e por isso se julgam “donas da verdade”.

Estou sem paciência em fazer parte do grupo que está na moda e pensa que está na liderança freqüentado por uma orla de bajuladores profissionais que na sua frente falam uma coisa e pelas costas diz outra. Um grupo que representa quase o pensamento único onde às pessoas da “turma” só escolhem, citam e elogiam os que fazem parte ou têm algum vinculo com a mesma “turma”. Pessoas que não lêem e apenas repetem a opinião dos outros já que não possuem opinião própria ou não tem coragem de apresentar a sua.

Estou sem paciência com as coisas que escrevo. Preciso repensar o meu trabalho. Repito demais palavras e conceitos. Pelo menos, posso escrever o que desejo. Se eu estivesse ainda trabalhando numa corporação provavelmente estaria limitado aos jargões e idéias permitidas pelo contrato psicológico e teria de concordar com as muitas coisas inúteis, redundantes e ineficientes que existem ás quatro paredes de uma empresa.

Espero que você ainda não tenha perdido a paciência comigo, pois ainda tenho muitas outras coisas as quais estou sem paciência, mas talvez esta crônica se torne cansativa, por isso lhe convido para compartilhar conosco aquilo que deixa você SEM PACIENCIA atualmente, envie-nos sua contribuição para o endereço sucesso@projetosolemio.com.br para publicarmos uma lista com todas as situações em que ficamos sem paciência.



Aguardo sua contribuição.


Suce$$o


Roberto Recinella


http://www.administradores.com.br/artigos/paciencia_da_incompetencia/36074/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário