Divinity Original Sin - The board game

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SAAE de Formiga MG passa a produzir cloro para uso na ETA


http://www.saaeformiga.com.br/

SAAE passa a produzir cloro para uso na ETA

Os reservatórios instalados na Estação de Tratamento.
Com medida autarquia irá economizar mais de 100 mil reais por ano.

O SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Formiga conta com mais uma mudança que melhorará a qualidade do serviço prestado ao município. A partir desta semana, o cloro utilizado na etapa de desinfecção da água será produzido na própria ETA (Estação de Tratamento de Água) da autarquia, por meio da eletrólise do cloreto de sódio (sal de cozinha).

O químico responsável pela ETA, Flávio Leonildo de Melo, começou a estruturar o projeto em fevereiro deste ano. Para o processo ser executado, o SAAE adquiriu um gerador de cloro. Trata-se de um conjunto de equipamentos formado por tanques de reservação de cloro e de salmora, dosadoras de água, de cloro e de salmora e dois analisadores de cloro, dentre outros. Todo esse maquinário já foi instalado pela empresa Hidrogeron, de Arapongas, no Paraná. Na manhã desta segunda-feira, 18 servidores do SAAE, entre operadores da ETA e eletricistas, passaram por um treinamento.

Flávio Leonildo ressalta que a nova maneira de trabalhar, além de ser ambientalmente mais indicada, só trará benefícios. "O gerador de cloro nos proporcionará mais segurança na parte operacional, já que os funcionários não terão mais contato direto com o cloro puro", afirmou.

Além disso, a autarquia oferecerá um produto de melhor qualidade, pois será possível administrar de forma mais exata, a dosagem do cloro residual. Essa mudança acarretará ainda em uma economia para o SAAE. Flávio calcula que haverá uma redução de gastos em torno de R$ 10 mil reais por mês, o que em um ano ultrapassa R$ 100 mil.

De acordo com Flávio, o gerador de cloro permitirá ter informações completas. "A água produzida na ETA continuará sendo analisada 24 horas por dia, mas agora de forma mais segura, prática e moderna, já que o equipamento possui mecanismos diferenciados", salientou.

Como funciona

O cloro é um componente essencial na etapa de desinfecção da água e atua junto a produtos como o sulfato de alumínio, aplicado na limpeza da água, e a cal hidratada, que corrige a acidez. Até então, o serviço era feito de maneira diferente. Diariamente, os operadores usavam hipoclorito de cálcio, adquirido em tabletes, e faziam a dosagem manual do cloro, através de um dosador instalado na Estação de Tratamento. A análise da água ocorria de duas em duas horas, para que fosse possível efetuar as correções necessárias.

A partir de agora, o sal é dosado num tanque de salmora, o que resulta em uma solução de 30% de cloreto de sódio. Essa solução é encaminhada para o reator, na proporção de 10% de salmora para 90% de água. Assim, o reator produz hipoclorito de sódio como fonte de cloro ativo. O hipoclorito vai para o tanque de armazenamento, já dosado na água de forma automática. Todo esse percurso é sempre comandado pelo analisador de cloro, que emite as informações para análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário