Divinity Original Sin - The board game

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Bíblia a fundo: O que é um "desviado"?

Bíblia a fundo: O que é um "desviado"?:     

     Esse termo (ou ainda a palavra "afastado") é quase sempre usado no meio cristão para se referir àquele indivíduo que frequentava uma igreja evangélica e em dado momento, por várias razões que não cabem aqui, deixa de frequentar. Mas será que "desviar/afastar do caminho do Senhor" é sinônimo de "desviar/afastar da denominação ou da religião"? Vejamos o que o Evangelho nos ensina:
"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:14).
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6).
     Para que possamos ter como sinônimas as duas expressões (do primeiro parágrafo), a palavra "igreja" (no sentido de instituição religiosa) devem ser sinônimo de "Jesus". Será que é? Quem nos trouxe a graça? Quem derramou o Seu sangue na Cruz, para nos perdoar de todo o pecado? Quem nos trouxe salvação? Quem é o Caminho? Pois bem... Não preciso nem dizer que a resposta "igreja" não serve em nenhuma dessas perguntas, certo? Logo, "desviado" não necessariamente é aquele que deixou de frequentar uma denominação religiosa e sim, aquele que não vive conforme ensina o Evangelho. "Desviado" é justamente o oposto de "convertido". E convertido a que? A uma religião ou denominação? Não! Convertido a Jesus Cristo, ao Evangelho! Convertido é aquele que vive conforme Cristo ensinou, que é em amor. A pessoa reconhece que Jesus é o Caminho, que é o Filho de Deus encarnado, que deu Sua vida para que todos os que nEle cressem tivesse a vida eterna. Diante dessa fé, a pessoa passa a obedecer a Palavra de Deus, não por medo ou por interesse e sim, pois é constrangido diante desse amor incomparável de Deus pelo homem.
     Perceba então que estar no Caminho nada tem a ver com ser membro de uma instituição ou frequentar um templo. Uma denominação religiosa tem muitas pessoas, mas não significa que são convertidas. Podem ter sido convertidas àquela denominação, mas isso não guarda relação com "conversão genuína a Cristo". Religiões/denominações são criações humanas; o Evangelho é de Deus. As religiões é que precisam se enquadrar na Palavra de Deus, pois o compromisso do Eterno é com Sua Palavra e não com o que o homem cria para reunir pessoas. Lembram das cartas às igrejas (ajuntamentos humanos) em Apocalipse? Deus "elogiava" o que era correto e condenava as falhas. Se as chamadas "igrejas" estiverem vivendo o Evangelho, Deus ali estará; se não estiverem, Deus não tem nenhum prazer que elas continuem existindo.
     Um problema sério é que a maioria das denominações coloca a "igreja" como um deus, no mesmo nível de importância de Cristo. Ou seja, para ser salvo a pessoa deve levantar as mãos em um culto (esse é o sinal que pedem de que houve conversão), dizendo que aceitou a Jesus como salvador, e começar a frequentar todos os cultos e atividades que a liderança desenvolve. Os que ali não estão são chamados de "não-convertidos", de "incrédulos", de "mundo"... Sendo assim, as pessoas são ensinadas, mesmo que de forma implícita, que se elas estiverem ali (mesmo que a vida não seja nada condizente com o Evangelho), Deus está satisfeito; se não estiverem, estão "afastadas de Deus".
     Portanto, "desviar-se" ou "afastar-se" (como preferirem chamar) dos caminhos do Senhor nada tem a ver com estar ou não fazendo parte do rol de membros de uma instituição. Afastar-se de Deus é não fazer a Sua vontade, que foi revelada em Cristo. Muitos estão diariamente dentro de templos, podendo ser até líderes que arrastam multidões, mas estão "desviados" de Deus há muito tempo, mesmo que para os cristãos essas pessoas sejam homens ungidos. Outros, por inúmeros motivos não estão filiados a nenhuma denominação, mas estão cumprindo o "Ide" de Jesus, amando, pregando o Evangelho e vivendo relações de amor (congregando) com os irmãos. Ninguém pode acrescentar ou tirar uma ovelha do aprisco do Deus Eterno e Soberano. Deixe esse julgamento com Deus, pois é o que sempre digo: Muitas vezes chamamos "convertidos" de "desviados" e "desviados" de "convertidos".

Autor: Wésley de Sousa Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário